CBIE-2016 - Palestrantes
A- A A+

Kinshuk

Biografia

Dr. Kinshuk é diretor da Faculdade de Informação da Universidade North Texas, nos EUA. Anteriormente, foi diretor associado da Faculdade de Ciência e Tecnologia e professor titular da Faculdade de Computação e Sistemas de Informação na Universidade de Athabasca, no Canadá, e coordenador de pesquisa em adaptatividade e personalização em informática NSERC/CNRL/Xerox/McGraw Hill, programa fundado pelo governo federal do Canadá, governo de Alberta e por indústrias nacionais e internacionais. Obteve seu doutorado na universidade De Montfort, Reino Unido. Seu trabalho tem sido dedicado ao avanço da investigação em paradigmas inovadores, arquiteturas e implementações de sistemas de aprendizagem individualizados e adaptativos, online e a distância, em ambientes cada vez mais globais. Seus interesses em pesquisa incluem a aprendizagem adaptativa e personalizada; analytics learning; tecnologias de aprendizagem; sistemas de aprendizagem contextuais, móveis e ubíquos; e, tecnologias interativas. Dr Kinshuk é presidente fundador do Comitê Técnico IEEE sobre tecnologias de aprendizagem, e editor fundador das revistas Educational Technology & Society (SSCI indexado, figurando entre as cinco mais bem ranqueadas em Tecnologia Educacional, segundo as métricas do Google Scholar) e Smart Learning Environments, da Springer.

CV: http://kinshuk.athabascau.ca

Palestra 1

Título: Melhorando a aprendizagem com Smart Learning Analytics - downDownload

Resumo

O processo de aprendizagem do estudante é algo complexo. É interessante observar que o envolvimento dos estudantes nos mais diversos contextos - nas salas de aula, nos laboratórios, na rede, no âmbito das redes sociais, quando com os amigos e ao interagir com os entes queridos - produz uma enorme quantidade de dados contínuos e heterogêneos que podem ser úteis para determinar e classificar a experiência de aprendizagem com base nos seguintes elementos: qualidade do conteúdo, avaliações personalizadas, compreensão de tópicos, associações entre tópicos, sentimentos/estados emotivos exibidos, insights demonstrados, pressupostos em discussões, eficácia das redes entre os estudantes, capacidade instrucional, desafios enfrentados, confiança demonstrada, reconhecimento de novas habilidades e refinamento das competências adquiridas. Tais características não só permitem a captura de informações relativas a onde, por que, como e quando a aprendizagem acontece, mas também permitem   o refinamento de medidas instrucionais utilizadas pela instituição de forma contínua. Esta palestra irá focar em como melhorar a aprendizagem usando análises para descobrir, analisar e dar sentido a essas características permitindo que a instrução seja adaptada adequadamente.

Palestra 2

Título: Motivando o estudante e combatendo a evasão através da tecnologia - downDownload

Resumo

A aprendizagem online surgiu como um grande fenômeno no setor da educação e cada instituição acadêmica abraçou-a de alguma forma. Embora as abordagens de aprendizagem online abram novos caminhos para o aprendizado, o sucesso dos estudantes exige a consideração de várias nuances, o que a torna diferente da abordagem presencial. Três aspectos específicos são predominantes e que adequadamente tratados são determinantes para o sucesso da aprendizagem online: sentimento de isolamento, tanto no sentido espacial e temporal, uma vez que os estudantes estão separados pelo tempo e localização no momento em a aprendizagem pode ocorrer; disponibilidade de oportunidades de aprendizagem  considerando o quando, o onde e os equipamentos disponíveis; e, relevância da experiência de aprendizagem considerando  as diferenças individuais dos estudantes, suas preferências, capacidades e contexto. Esta palestra irá explorar essas diferenças com relação à abordagem presencial e vai discutir soluções para uma aprendizagem eficaz utilizando vários exemplos de boas práticas. Em particular, o empoderamento do aprendiz no processo de aprendizagem será explorado no contexto da aprendizagem construtivista que tem provado ser eficaz em cenários típicos de aprendizagem online. Enquanto o papel do professor continua sendo fundamental no processo de aprendizagem, a aprendizagem online fornece algumas excelentes oportunidades bem como desafios para os professores objetivando encorajar o desenvolvimento de habilidades do século 21 levando não só à transformação de alunos em cidadãos melhores no longo prazo, mas também a um aumento de sua motivação e a uma redução da evasão no curto prazo.


Rosa Maria Vicari

Biografia

Possui doutorado em Engenharia Electrotécnica e Computadores pela Universidade de Coimbra (1990). Coordena uma Cátedra UNESCO em TICs e professor titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: tutores inteligentes, sistemas multiagentes, sistemas tutores inteligentes, informática na educação.

Palestra 1

Título: Aplicações da Inteligência Artificial em Sistemas Educacionais - downDownload

Resumo:

A apresentação aborda dois aspectos: os avanços da Inteligência Artificial, em particular em suas aplicações à educação e a pesquisa e transferência de tecnologia realizada no âmbito de um grupo de trabalho de uma universidade pública brasileira.

 


Peter Brusilovsky

Biografia

Dr. Peter Brusilovsky é formado em Matemática Aplicada (1983) pela Moscow "Lomonosov" State University, onde também obteve seu título de doutor em Ciência da Computação (1987). Concluiu pós-doutorado na University of Sussex (UK), University of Trier (Alemanha), e Carnegie Mellon University (EUA) e também possui o título de Doctor Honoris Causa pela Slovak University of Technology in Bratislava. Atualmente, é professor nos cursos de Ciência da Informação e Sistemas Inteligentes na University of Pittsburgh (EUA), onde coordena o laboratório de Sistemas Web Personalizados e Adaptativos (PAWS). Dr. Peter Brusilovsky tem trabalhado em pesquisas relacionadas com sistemas educacionais adaptativos, modelagem do usuário e interfaces inteligentes por mais de 20 anos. Publicou diversos artigos e editou vários livros sobre hipermídia adaptativa, sistemas educacionais adaptativos, modelagem do usuário e Web adaptativa. Peter é o editor chefe (Editor-in-Chief) da revista IEEE Transactions on Learning Technologies e é membro do conselho de várias revistas, incluindo User Modeling and User Adapted Interaction, ACM Transactions on the Web, e Web Intelligence and Agent Systems. Além disso, ele é um membro Senior da IEEE.

Palestra 1

Título: Links Viciantes: Motivando os Alunos através do Suporte à Navegação Adaptativa e da Modelagem Aberta e Social do Estudante - downDownload

Resumo:

Estudos empíricos que abordam o suporte à navegação adaptativa no contexto educacional têm demonstrado que tal técnica pode ajudar os alunos a adquirir conhecimentos mais rapidamente, melhorar os resultados de aprendizagem, reduzir a sobrecarga de navegação e incentivar a navegação não-sequencial. Ao longo dos últimos 10 anos temos explorado um efeito menos conhecido do suporte à navegação adaptativa - sua capacidade de aumentar significativamente a motivação dos alunos para trabalhar com conteúdo educacional não-obrigatório. Na presença de anotações de links adaptativos, os alunos tendem a acessar várias vezes mais conteúdo de aprendizagem; eles permanecem por mais tempo, voltam ao conteúdo com mais frequência e exploram uma variedade mais ampla de recursos de aprendizagem. Esta palestra irá apresentar uma visão geral de nossa exploração do efeito dos “links viciantes” em vários estudos de caso realizados em diferentes domínios (C, SQL e programação Java) e para diversos tipos de conteúdo de aprendizagem (quizzes, problemas, exemplos interativos). A primeira parte da palestra vai abordar a exploração de formas mais tradicionais de personalização baseada no conhecimento e a segunda parte será focada em estudos mais recentes de apoio à navegação social, que também chamamos de Modelagem Aberta e Social do Estudante (Open Social Student Modeling).

 


Sergio Crespo

Biografia

Possui graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atuou como professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos de 1990 a 2013, - Faz parte do comitê editorial da Revista Brasileira de Informática na Educação (1414-5685) . É professor convidado no Programa de Mestrado em TICs na Universidade Tecnológica do Panamá. Passou de Abril de 2013 a Novembro de 2013 como Professor Visitante no DCC-UFMG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: frameworks, design patterns, educação a distância, informática na educação e engenharia de software. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense UFF..

Palestra 1

O Pensamento Computacional e suas implicações no ensino de computação e demais áreas - downDownload

Resumo:

A Palestra abordara o que trata a ideia de pensamento computacional, suas característica, implicações e como usar esta forma de pensar no ensino de programação de jovens de forma a potencializar o aprendizado em outras áreas como matemática, física, geografia, biologia etc.

 

 

Realização

rodape

Patrocínios

patrocinadores1

Apoio

cnpqfapemigcapes

Agência Organizadora

mara logo