CBIE-2016 - JAIE
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JORNADA DE ATUALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO  – JAIE 2016

Coordenadores

Patricia Tedesco – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sérgio Crespo (UFF) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sobre

As Jornadas de Atualização em Informática em Educação (JAIE) são um momento de atualização científica e tecnológica da comunidade de Informática na Educação do Brasil. Elas consistem em um conjunto de minicursos (de três ou seis horas de duração) que enfocam temas avançados na área, e acontecem em conjunto com o Congresso Brasileiro de Informática na Educação.

O material produzido para a JAIE será compilado no formato de um livro reunindo os textos de apoio preparados pelos autores de cada minicurso. Deste modo, pretende-se elaborar um material atualizado e de forte relevância na área de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia de forma didática e introdutória, e que ao mesmo tempo tenham o potencial de despertar o interesse de acadêmicos e empreendedores. Como resultado, cursos de graduação e pós-graduação em Informática na Educação terão um livro texto de referência para auxiliar alunos e professores a cobrir os tópicos mais relevantes da área, facilitando a disseminação do conhecimento e a consolidação das pesquisas em Computação aplicada à Educação.
Docentes, pesquisadores e profissionais interessados em submeter suas propostas devem fazê-lo conforme as instruções abaixo. Para atender aos objetivos da JAIE, as propostas com melhor classificação serão selecionadas para apresentação no formato de minicursos no evento. Propostas adicionais que também tenham sido bem avaliadas poderão ser selecionadas para publicação no livro texto da JAIE. Na seleção dos minicursos, levaremos em consideração a importância e abrangência do tema proposto, e potencial para despertar o interesse de jovens estudantes e acadêmicos. Cada minicurso poderá ter até 3 autores. Todo o processo de submissão e seleção será conduzido usando o sistema JEMS da SBC.

Formato da Proposta

Docentes e pesquisadores interessados devem submeter suas propostas pelo sistema JEMS até a data limite de 24/05/2016 conforme as instruções abaixo.

Cada proposta de curso deve estar contida em um único arquivo em formato PDF e seguir a estrutura abaixo; caso contrário, será rejeitada sem ser analisada.

1. Dados de identificação (uma página, no máximo)

  • título do minicurso;
  • autor(es) (instituição de origem, endereço, telefone, e-mail);
  • nome do apresentador do curso (se houver + de um autor, deve existir justificativa para cada autor no minicurso)

Resumos em português e em inglês, até 200 palavras cada (uma página, no máximo)

Dados gerais (uma página, no máximo)

  • objetivos do curso e tratamento dado ao tema, por exemplo: teórico ou prático, apanhado geral de resultados ou aprofundamento em aspectos específicos, apresentação ou comparação de tecnologias, formação de novas habilidades ou informação;
  • perfil desejado dos participantes;
  • infraestrutura física necessária para a apresentação, por exemplo: retroprojetor, microcomputador com canhão de projeção, sistema de som, equipamentos especiais.

Estrutura detalhada do texto (de oito a dez páginas, obrigatoriamente)

  • o texto de cada curso constituirá um capítulo do livro e deverá ser constituído de seções e subseções;
  • cada seção e subseção deverá ter uma descrição precisa do seu conteúdo de maneira que seja possível avaliar o texto.
  • Lembre-se que nessa estrutura detalhada deve-se apresentar as justificativas e referencial teórico adequado que sirva para julgar a qualidade do minicurso e o amadurecimento dos proponentes sobre o assunto.

Material Existente (opcional)

Nesta seção, quando se aplicar, devem ser indicadas a existência de materiais complementares, como exercícios, aplicações e quaisquer outros materiais complementares já existentes.

Bibliografia utilizada na preparação do curso (no máximo uma página).

Curriculum vitae resumido do(s) autor(es) (no máximo uma página para cada autor), incluindo uma seleção de publicações consideradas importantes para a proposta.

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Tópicos de interesse

Os trabalhos submetidos devem evidenciar como áreas especificas da Computação podem contribuir para a solução de problemas da Educação. Os textos submetidos devem apresentar uma visão geral e formativa da área escolhida e indicar exemplos práticos de aplicações da computação na solução de problemas Educacionais. Também é interessante que sejam feitas análises de possibilidades de inovação na Computação. Tópicos de interesse incluem (mas não se restringem).

  • Engenharia de Software: métodos e processos para desenvolvimento de software educacional e objetos de aprendizagem; arquiteturas de software educacional;
  • Inteligência Artificial aplicada à Educação: Sistemas multiagentes para Educação; sistemas de recomendação de conteúdo e de pessoas; avaliação; frameworks e ferramentas de autoria; Sistemas Tutores Inteligentes, Sistemas de avaliação, etc.
  • Interação Humano Computador: Interfaces Inteligentes e Adaptativas; uso de tecnologia na educação, etc.
  • Computação Afetiva: Uso e inferência de emoções e personalidade para Computação Afetiva; expressão (multimodal) de emoções e outros estados afetivos por software educacional; agentes pedagógicos afetivos; modelos psicológicos de emoções; alternativas (teóricas, metodológicas e técnicas) à Computação Afetiva; Teorias, métodos, técnicas e ferramentas para a consideração da afetividade no design, avaliação, uso e impactos causados pelas tecnologias educacionais; etc.
  • Multimídia e Web: Web 2.0 na educação; Web Semântica e Web Semântica Social na educação; produção, armazenamento e segmentação de vídeos educacionais; TV Digital na educação; educação a distância; etc.
  • Sistemas Colaborativos: aprendizagem colaborativa com suporte computacional; desenvolvimento, uso, avaliação e análise de redes sociais na educação; métodos para desenvolvimento colaborativo de conteúdo educacional; etc.
  • Banco de Dados: mineração de Dados educacionais, repositórios de objetos de aprendizagem; descoberta de conhecimento e busca por conteúdo educacional em banco de dados; etc.
  • Computação Ubíqua: hardware para captação de dados educacionais; detecção de contexto de aprendizagem; ambientes de aprendizagem ubíqua; adaptação de espaços de aprendizagem; aprendizagem com dispositivos móveis; etc.
  • Robótica: robôs na educação; métodos e práticas de ensino e aprendizagem utilizando robótica; hardware dedicado para ensino; etc.
  • Jogos: Desenvolvimento, avaliação e análise de jogos educacionais; gamificação; storytelling; jogos sérios; Jogos com propósito (Game with a Purpose); Jogos e Motivação; etc.
  • Realidade Virtual/Aumentada: desenvolvimento de hardware e software para o ensino utilizando RV/A; avaliação e análise de plataformas de RV/A no ensino; etc.
  • Acessibilidade: computação acessível na educação; software e hardware para ensino voltados para pessoas com necessidades especiais; Acessibilidade sob a perspectiva do Design Universal e da Inclusão; Investigação de abordagens e soluções que promovam o acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento; Acessibilidade como modo de reduzir barreiras, promover a inclusão e a justiça social, etc.

Processo de Seleção

O processo de seleção consistirá em duas etapas. Na primeira, são selecionadas propostas de minicursos. Na segunda etapa, os textos finais submetidos serão avaliados, podendo ser desqualificados se não atenderem às condições necessárias a um texto para curso JAIE.
Seleção inicial (FASE1)
  • competência demonstrada do(s) proponente(s) na área do curso;
  • qualidade da proposta;
  • maturidade do assunto proposto;
  • importância e abrangência do tema proposto para a área de IE;
  • curriculum vitae do(s) proponente(s);
  • distribuição dos assuntos em várias áreas de IE, evitando assuntos já tratados recentemente em outras edições do JAIE (http://www.br-ie.org/pub/index.php/pie )
  • aderência às instruções desta chamada.

Importante: As JAIE são minicursos voltados a apresentar técnicas estabelecidas que são importantes na área acadêmica ou profissional para IE, mas que muitos alunos não teriam oportunidade de cursar nas suas instituições de origem. Assim, o curso não deve refletir a visão específica de um único grupo de pesquisa na área proposta. Não serão aceitas propostas voltadas à divulgação de resultados de teses, dissertações, projetos de pesquisa, manuais de sistemas, entre outros.

Os autores de propostas selecionadas para a FASE 2 serão notificados até o dia 15/06/2016

TEXTO DO CURSO (Capítulo de Livro)

Os proponentes das propostas selecionadas deverão preparar um texto de:
a) 30 páginas para o minicurso de 3 horas;
b) 50 páginas para o minicurso de 6 horas ;

contendo o material didático do seu curso. Esse material didático será incluído como um capítulo do livro a ser publicado. O texto passará por uma avaliação de revisores especializados; sua aprovação é uma condição para que o curso seja incluído no programa final das JAIE.


Os autores deverão entregar os textos a serem incluídos no livro até o dia 15/07/2016. Este texto será revisto por pelo menos dois integrantes do Comitê Editorial a ser formado após a seleção, em função das áreas cobertas; este período de revisão deverá ser concluído até o dia 31/07/2016. A revisão das propostas levará os seguintes critérios em consideração:

  • aderência à proposta inicial
  • corretude técnica do texto
  • qualidade da escrita.
  • estrutura do texto
  • aderência às instruções sobre a formatação do texto
  • qualidade das figuras, tabelas, equações, entre outros
  • qualidade dos resumos em português e em inglês
A Comissão rejeitará propostas com problemas relacionados aos critérios acima e que não possam ser corrigidos em tempo hábil.

FORMATO DO TEXTO FINAL (Capítulo do livro a ser publicado)

Os textos finais serão aceitos somente se produzidos utilizando o Word da Microsoft. O formato a ser utilizado é de capitulo de livro da SBC disponível em (Template ). Os autores deverão incluir todo o material necessário para que a Editora que publicará o livro possa gerar a versão final. Após a primeira revisão, os autores deverão atender às críticas e às sugestões dos revisores e entregar os textos finais até o dia 21/08/2016. Poderá haver mais revisões, inclusive da própria Editora; neste caso, os autores deverão atender às críticas e às sugestões no prazo máximo de três dias.

Os autores dos textos a serem publicados deverão assinar um documento cedendo os direitos autorais à Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O não cumprimento dos prazos ou o não atendimento das revisões solicitadas acarretará na exclusão da proposta do programa das JAIE.

Autores de Minicursos aceitos devem informar:

  • Título do Minicurso
  • Resumo
  • Nome dos ministrantes
  • Currículo resumido dos ministrantes Foto

Datas Importantes     

  • Deadline JEMS para submissão das propostas: 31/05/2016      
  • Divulgação do resultado das propostas selecionadas: 15/06/2016
  • Deadline para submissão do texto completo: 15/07/2016    
  • Divulgação do resultado do texto completo: 31/07/2016        
  • Deadline para submissão da versão definitiva: 21/08/2016

***Trabalhos Selecionados***  

1. Ensinar e aprender em/na rede: diferentes abordagens teórico-práticas do conceito de ambientes pessoais de aprendizagem

action schedule 24/10 - 08:00 - 12:00 

money 48 Até 08 de agosto: R$50,00 | Até 09 de setembro: R$60,00 | Até 27 de outubro: R$70,00

Resumo: O JAI tem como objetivo apresentar aos participantes o conceito de ambientes pessoais de aprendizagem e sua aplicação em contextos educativos na perspectiva da formação de professores e no contexto da educação básica, a fim de fomentar processos educativos com base em PLE. O curso, que articula teoria e prática, busca apresentar uma visão geral da área de estudos de PLE, aprofundando a reflexão nos conceitos e nas possibilidades de desenvolvimento de práticas pedagógicas com tecnologias na perspectiva do PLE.


2. Jogos no Design de Experiências de Aprendizagem de Programação Engajadoras.

action schedule 24/10 - 13:30 - 17:30

money 48 Até 08 de agosto: R$50,00 | Até 09 de setembro: R$60,00 | Até 27 de outubro: R$70,00

Resumo: Ao fim deste JAI espera-se que o egresso possa compreender o conceito de game timing e distinguir seus principais desdobramentos, com ênfase para o conceito de aprendizagem baseada em jogos. Espera-se ainda que o egresso seja capaz de compreender as implicações inerentes à integração de jogos digitais e artefatos lúdicos em práticas educativas e possa prover-se das discussões, possibilidades e dos recursos apresentados para nortear a estruturação, ou ainda, o aperfeiçoamento de suas próprias iniciativas para o ensino de programação.

3. Modelos de Feedback para estudantes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

action schedule 24/10 - 13:30 - 17:30

money 48 Até 08 de agosto: R$50,00 | Até 09 de setembro: R$60,00 | Até 27 de outubro: R$70,00

Resumo: Os objetivos e metas educacionais pretendidos com este minicurso são:

  • Apresentar os principais modelos de feedback usados em ambientes virtuais de aprendizagem;
  • Apresentar aos participantes o potencial do uso de ambientes virtuais de aprendizagem integrados a modelos feedback no processo de ensino­aprendizagem;
  • Mostrar técnicas e tecnologias usadas para a criação, seleção e apresentação de feedbacks aos alunos;
  • Apresentar exemplos de ambientes virtuais de aprendizagem que fornecem feedback automático.

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