CBIE-2016 - CTD
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CTD-IE 2016

Coordenadores:

Crediné Silva de Menezes (UFRGS) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O CTD-IE do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016) (Concurso de TCC, Dissertações e Teses) selecionará e premiará as três melhores teses de doutorado, dissertações de mestrado e Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação da área de Informática na Educação, concluídas (i.e., defendidas e aprovadas) no período de 01 de Julho de 2015 a 31 de Junho de 2016. Casos excepcionais, em que o candidato tenha defendido o trabalho antes de Julho de 2015, poderão ser aceitos mediante justificativas enviadas no ato da submissão a serem analisadas pelo Comitê de Programa.
Os trabalhos submetidos (ver detalhes abaixo) passarão por um processo de seleção, visando classificar até 6 (seis) melhores trabalhos em cada categoria (tese de doutorado, dissertação de mestrado e Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação).

 

Submissão e Seleção

Cada trabalho submetido deverá conter os seguintes arquivos (em formato PDF)

1. Artigo

2. Declaração indicando uma das seguintes opções

  • Artigo Original (não publicado)
  • Artigo Publicado em outro evento
  • Artigo Submetido também para outro evento (inclusive do CBIE 2016)

 

3. Texto completo (TCC, Dissertação ou Tese)

4. Declaração de conclusão constando obrigatoriamente

  • Dados do candidato, orientador, instituição, curso, título do trabalho;
  • Informação sobre a data em que defesa ocorreu e o resultado (aprovação);
  • Instituição (tanto para tese, dissertação e TCC);
  • A declaração deve ser datada e assinada pelo coordenador do curso.
  • Justificativa (somente quando conclusão estiver fora do prazo especificado)

 

Alguns aspectos adicionais devem ser observados em relação à submissão e eventual publicação:

  • O artigo deve ser escrito em português ou espanhol, respeitando o limite máximo de 10 (dez) páginas e o mínimo de 6 (seis) páginas.
  • O artigo deve deixar clara a contribuição do trabalho na área de IE, a metodologia da pesquisa e a originalidade do tema.
  • O artigo deve obrigatoriamente seguir o modelo para publicação de artigos da SBC.
  • A organização do artigo deve apresentar obrigatoriamente: título do trabalho, autor, instituição / departamento no qual foi aprovado, orientador e co-orientador (es) com as respectivas afiliações, resumo/abstract e texto.
  • As submissões que não estiverem finalizadas de acordo com os dados solicitados pelo JEMS e os arquivos correspondentes devidamente postados segundo as regras estabelecidas serão imediatamente rejeitadas e, portanto não participarão da FASE I.
  • Os artigos dos trabalhos que forem classificados na FASE I serão publicados nos anais do CBIE 2016, após as modificações sugeridas pelos revisores, desde que o autor principal do trabalho defendido (TCC, dissertação ou tese) efetive sua inscrição no evento.

 

A publicação do artigo obedecerá as seguintes regras

  • Se o artigo for original, será publicado o artigo completo;
  • Se o artigo não for original, ou seja, já tiver sido publicado em outro evento (inclusive do próprio CBIE), a versão a ser publicada no CBIE será um resumo (1 página) preparada pelos autores (versão final) indicando a referência completa do evento da outra publicação;
  • Todos os arquivos solicitados deverão ser submetidos exclusivamente em formato eletrônico (PDF), por meio do sistema JEMS.

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Avaliação dos trabalhos

A avaliação será conduzida em duas fases

  • FASE 1: Será realizada uma avaliação sobre o artigo e o texto completo de cada trabalho, por pelo menos dois revisores, professores-pesquisadores da área de pesquisa Informática na Educação e, nesta fase, serão selecionados até 6 (seis) melhores trabalhos em cada categoria (tese de doutorado, dissertação de mestrado e Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação). A comissão se reserva o direito de indicar apenas os trabalhos que ela considerar adequados a concorrerem à premiação, estando inclusive prevista a possibilidade de não haver trabalhos indicados para premiação em uma ou mais categorias.

  • FASE 2: Nessa fase que ocorrerá durante o CBIE 2016, o autor que defendeu o trabalho de graduação, mestrado ou doutorado (e somente ele) deverá fazer a apresentação oral do trabalho, em no máximo 20 minutos, para uma banca, composta por três membros, que avaliará a qualidade da apresentação e poderá fazer perguntas ao autor. Para o caso de TCC em grupo, a apresentação poderá ser feita por apenas um dos integrantes. A não participação nessa segunda fase implica em exclusão do processo.


Ao final, a comissão organizadora do CTD-IE, coordenará internamente a consolidação das duas fases e eventual discussão envolvendo os integrantes do Comitê de Programa para determinação dos trabalhos premiados em cada categoria. O anúncio dos trabalhos premiados será feito na sessão de premiação do evento.

Certificados da Premiação

Os trabalhos classificados entre os 3 melhores receberão certificados de “Prêmio” no qual constará explicitamente a posição atingida e a categoria. Aos demais trabalhos finalistas, caberão certificados de “Menção Honrosa” nos quais constarão apenas a categoria.

Datas Importantes

  • Submissão de Trabalhos: 04 de Julho de 2016
  • Resultado dos Finalistas: 22 de agosto de 2016
  • Data limite para envio das versões finais dos artigos: 29 de agosto de 2016
  • Realização da Fase II: No período de realização do CBIE 2016

Trabalhos selecionados para a II Fase

Trabalhos de Conclusão de Curso
  • 161723 - Análise de Ferramentas de Suporte às Tarefas do Professor-Tutor em um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem
  • 161791 - Método Supervisionado para Identificação de Dúvidas em Fóruns Educacionais
  • 161912 - Moodle Analytics Dashboard: Uma ferramenta de learning analytics para visualização de registros de acesso ao Moodle
  • 161398 - UP4EG: Um Perfil UML para Modelagem de Jogos Educacionais Digitais

 

Dissertações de Mestrado

  • 157264 - Apoio computacional para a mediação pedagógica em "Debate de Teses"
  • 162071 - Explorando o Impacto da Gamificação na Redução do Gaming the System em um Ambiente Virtual de Aprendizagem
  • 158046 - Jogo Sério Ubíquo Integrado a Mundo Virtual OpenSim para o Ensino de Redes de Computadores (JASPION)
  • 161842 - Tapetes Musicais Inteligentes: computação ubíqua para apoiar a educação musical
  • 161591 - Um Modelo de Agente Pedagógico para o Treinamento Adaptativo da Habilidade Metacognitiva de Monitoramento do Conhecimento em Sistemas Tutores Inteligentes
  • 162026 - Um modelo para promover o engajamento estudantil no aprendizado de programação utilizando gamification

 

Teses de Doutorado

  • 161660 - Informática educacional e a mediação do erro na educação: um estudo teórico-crítico e uma proposta de instrumento computacional
  • 161715 - Mediação de professores e alunos para uso de mídias digitais
  • 159569 - Modelo Pedagógico para o Desenvolvimento de Competências Docentes em Contabilidade por Educação a Distância
  • 161915 - Processo de Ensino e Aprendizagem de Algoritmos Integrando Ambientes Imersivos e o Paradigma de Blocos de Programação Visual
  • 162025 - Recomendação de Conteúdo em um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem Baseada em Projetos
  • 161464 - Sequenciamento Adaptivo de Exercícios baseado na Correspondência entre a Dificuldade da Solução e o Desempenho Dinâmico do Aprendiz

**Premiados - Mestrado

1º Lugar- Tapetes Musicais Inteligentes: computação ubíqua para apoiar a educação musical
2ºLugar- Um Modelo de Agente Pedagógico para o Treinamento Adaptativo da Habilidade Metacognitiva de Monitoramento do Conhecimento
3ºLugar- Explorando o Impacto da Gamificação na Redução do Gaming the System em um Ambiente Virtual de Aprendizagem

**Premiados - Doutorado

1º Lugar- Informática educacional e a mediação do erro na educação: um estudo teórico-crítico e uma proposta de instrumento computacional
2ºLugar- Processo de Ensino e Aprendizagem de Algoritmos Integrando Ambientes Imersivos e o Paradigma de Blocos de Programação Visual
3ºLugar- Sequenciamento Adaptivo de Exercícios baseado na Correspondência entre a Dificuldade da Solução e o Desempenho Dinâmico do Aprendiz
3ºLugar- Recomendação de Conteúdo em um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem Baseada em Projetos

**Premiados - Graduação

1º Lugar- Método Supervisionado para Identificação de Dúvidas em Fóruns Educacionais
2ºLugar- UP4EG: Um Perfil UML para Modelagem de Jogos Educacionais Digitais
3ºLugar- Análise de Ferramentas de Suporte às Tarefas do Professor-Tutor em um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem

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